Home
Quem Somos
Coaching
Cursos
Recursos Utilizados
Contato
Blink - Consultoria & Treinamento
Gestão do Tempo
Dança Circular
Dança Circular

Danças Circulares Como Recurso Para Treinamento

As Danças Circulares focalizadas no contexto empresarial propiciam o desenvolvimento de programas de treinamento com diferentes objetivos.

Isso porque ao se dançar em círculo e no grupo, o participante é levado a desenvolver suas múltiplas dimensões de indivíduo (física/mental/emocional/espiritual), além de criar uma percepção de equipe e de liderança compartilhada.

Utilizando-se de músicas étnicas, clássicas ou contemporâneas e dançadas em sua maioria de mãos dadas e em círculo, as danças remetem-se as raízes, ao folclore, ao regional.

Os passos vão do mais simples ao mais elaborado, onde o maior enfoque não é a técnica, e sim o sentimento de união, de grupo, o do espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam os colegas.

Existe uma única regra: “pode-se errar sempre” e um pedido: “deve-se permanecer na roda mesmo que se erre”, e é justamente isso que permite a participação sem cobrança ou receio de se expor.

Por isso a dança é, ao mesmo tempo, um momento de alegria e de aprendizado. Fornece a oportunidade de expressão corporal aliada com o ritmo e a colaboração, pois todos na roda atuam para que seus parceiros e parceiras entrem na harmonia da melodia.

Cada dança apresenta um desafio diferente levando ao participante desenvolver estratégias intuitivas que o permitam elevar sua eficácia, seja como o líder, que conduz o grupo a um objetivo específico e sempre atento aos movimentos e necessidades de sua equipe. Seja como liderado, sintonizado ao direcionamento do líder e ao mesmo tempo com a percepção do contexto no qual está inserido.

É nesse ambiente de cooperação onde há a busca de objetivos comuns entre os membros da equipe é que se transforma o trabalho numa atividade desafiadora e ao mesmo tempo mais atrativa gerando excelência nos resultados através das pessoas.


HISTÓRICO DAS DANÇAS CIRCULARES

Foi a partir do encontro entre o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien (1908-1986) e as danças populares da Europa que veio a inspiração para as Danças Circulares Sagradas. Bernhard procurava uma forma de expressão de seus sentimentos e teve a inspiração de adaptar as danças folclóricas à poderosa formação circular.

Para ele o sagrado estava no fato de que apenas o dançarino conseguiria perceber a necessidade de tornar-se muito presente para apropriar-se da dança, da essência daquele povo que a criou e sua tradição artística. E, dessa forma, poderia sentir e vivenciar seu efeito curativo e terapêutico.

Em 1976 Bernhard levou uma coletânea de danças para Findhorn, uma comunidade no norte da Escócia. O sucesso foi tanto que Findhorn tornou-se o foco a partir do qual as danças se espalharam pelo mundo como numa rede internacional de meditação pela dança.

A força das danças como instrumento facilitador do relacionamento interpessoal foi reconhecido por diversos facilitadores e cada vez mais vem sendo levado para programas de treinamento.


ALGUNS BENEFÍCIOS DO USO DA DANÇA CIRCULAR COMO UM RECURSO PARA TREINAMENTO

No indivíduo

Físico

Emocional

Mental

Espiritual


* Flexibilidade

* Ritmo

* Coordenação Motora

* Condicionamento Físico



 


* Equilíbrio Emocional

* Autonomia

* Comprometimento na Ação

* Qualidade de Vida

* Alegria



 


* Lateralidade

*  Memória

*  Sintonia entre Hemisférios

* Organização

* Visão Estratégica


* Centramento/Eixo

* Melhora na Auto-Estima

* Meditação Ativa

* Autoconhecimento

* Paz Interior

* Atenção Plena




Na Equipe

Desenvolve a inteligência social, o apoio à equipe e à liderança. Estimula a flexibilidade, o empoderamento (empowerment) e a resiliência. Propicia o comprometimento junto às metas e estratégias e promove a visão sistêmica.



ALGUMAS APLICAÇÕES EM TREINAMENTO

· Inícios de trabalhos para motivar e unir equipes;

· Resolução de Conflitos;

· Liderança;

· Superação de Desafios;

· Valorização do Grupo/Pessoa;

· Sinergia entre Membros da Equipe;

· Trabalhar Metas e Objetivos.


10101010111100001100000010101010110000001010101011110000111100001100110011000000101000001000100010000000111111111010101010101010
HomeQuem SomosCoachingCursosRecursos UtilizadosContato
Todos os Direitos Reservados